segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Relatório da 7ª Oficina

Apesar de ir antes dos cursistas e ter entrado em contato com a representante da Secretaria de Feliz sobre o material que íamos precisar, deu tudo errado.Perdemos tempo, pois o vídeo não funcionou. Enquanto providências eram tomadas para solucionar o problema distribuí cópias do texto "Gaiolas e asas" de Rubem Alves.
Cada cursista colocou as suas impressões sobre o mesmo.
Revisamos as tarefas de casa e cada professor apresentou o relatório da sua oficina com os alunos.
Senti o quanto os professores estão se empenhando e realizando as atividades propostas. Alguns enfrentam um pouco de dificuldade quanto ao tempo, mas a maioria consegue realizá-las.
Assistimos ao filme "Narradores de Javé". Analisamos, debatemos e ficou de tema para os cursistas responderem: "Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?"
Pedi para os cursistas se reunirem em trios para criarem uma proposta de trabalho sobre o filme.
Roteiro para análise do filme Narradores de Javé:
  • Leitura e função social
  • As práticas no texto
  • Relações de poder X leitura
  • Gêneros textuais em uso
VARAL DE OPINIÕES E DIFERENTE PRODUÇÕES ACERCA DO FILME. (questões para nortear a produção)
  • De que trata o filme?
  • Há alguma relação entre a cena inicial , leitura feita por uma senhora..., e a cena em que Biá decidi escrever a história de Javé?
  • Quais questões subjazem à escrita do livro da salvação?
PLANO DE AULA(possibilidade de trabalho)
  • Gêneros textuais(oral/escrito)
  • Intertextualidade
  • Léxico
  • Figuras de linguagem
  • Debate - trabalhando a questão da tranbsposição do rio São Francisco/importância e história da escrita/Mobilização social e cidadania, entre outros.
  • Reflexão gramatical(escrita e poder)
Tópicos a serem contemplados no planejamento:
  1. Tema da aula
  2. Objetivo
  3. Série
  4. Carga horária
  5. Metodologia
  6. Recursos
  7. Fechamento - produção
Para terminarmos falamos sobre o projeto de leitura. Os professores cursistas acharam melhor elaborá-lo por escola, pois assim poderão fazer um projeto mais abrangente.
Como tema deverão pensar num "tema" para o projeto e lerem o TP5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário