quinta-feira, 18 de março de 2010

Relatório 16ª Oficina

Estamos chegando ao fim do nosso curso. Hoje vamos terminar o TP1 e vermos o TP2, que o pessoal ficou de ler em casa.Socializamos as atividades realizadas em aula pelos alunos e o " avançando na prática" que cada cursista escolheu para aplicar.
A seguir entreguei o texto: "Na gramática da escola cidadã todo o verbo é transitivo". O texto foi dividido em partes para a discussão em pequenos grupos. Depois foi feita a reflexão e o debate em grande grupo.
Na sequência assistimos uma mensagem sobre a imagem do gaúcho.
A atividade seguinte foi encaminhada com o texto " carta a um fumante". A partir deste texto os cursistas deveriam em grupo, criar um texto de gênero livre empregando nomes de : perfumes , carros, times de futebol, cidades, grifes, filmes, eletrodomésticos, cursinhos, bebidas, programas de tv.
Um dos texto elaborado:

O encontro das amigas

Ontem a senhora Gradiente marcou um encontro com suas amigas. Ligou primeiro para a Sony, que sugeriu uma ida à tarde ao shopping Philipps. Lá elas fariam umas compras básicas, depois , ela convidou também a CCE, com seu papo cabeça e a Samsumg, a representante oriental do grupo.
A tarde foi uma Eletrolux:
Muita paquera, fofocas, comprinhas e petiscos num bar. A volta para casa não foi uma Brastemp, pois a senhora Gradiente, encontrou seu esposa LG sentado abraçado com a loura Fischer na esquina Consul.

Socializamos os textos e realizamos outra atividade que consistia em dar continuidade ao texto a seguir:

"Um mosquito de nome Romeu marca um encontro com uma mosquita de nome Julieta para às 17h30min da tarde de sábado. Mas eis que às 17h Romeu cai em um pega-mosca."Desenvolver a ação optando por uma das opções dadas ou acrescentando outras.

  • Romeu toma uma pílula anti-pega-mosca.
  • Aparece o Chapolin Colorado.
  • Julieta não se conforma e toma um inseticida.
Resposta de um grupo:
"Então ele liga para ela do seu 3G da Claro e pede socorro.Julieta, muito prática chama um táxi aéreo e resgata seu mosquito encantado. Depois disso cada um vai para sua casa e eles se concetam via msn."

Continuando, trabalhamos com o TP2 unidades 5,6,7 e 8 onde discutimos como trabalhar a gramática em classe.
Vimos que ninguém tem uma fórmula pronta.
Também chegamos a conclusão que podemos trabalhá-la sem mencionar a nomenclatura, fazendo uma cobrança tradicional.
Entreguei aos professores um texto cujo título era: "Redação de uma aluna da UFPE."
Socializamos os "avançando na prática" feito com os alunos.
Foram trabalhos maravilhosos e pude sentir a alegria dos professores e alunos com essa nova maneira de trabalhar.
Dei como sugestão os avançando na prática página 17 e 24 do TP2, onde o último é continuação do anterior.
Assistimos os slides " O Brasil das placas", onde alguns cursistas acharam difícil de entender.
Terminamos o encontro com imagens de uma escola tradicional e de uma contemporânea.
Como a turma queria terminar em 2009, porque alguns professores eram contratados e também porque no ano seguinte teríam alunos novos, tivemos que apressar um pouco,mas deu tudo certo. No próximo encontro cada cursista apresentará o seu projeto para todos inclusive os secretários e farão a avaliação do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário