"Se há uma " utilidade" da literatura na escola, muito mais que ensinar gramática e coisas assim, é a de possibilitar, no plano da expressão, o contato do leitor com uma linguagem expressiva, renovadora e poética, e, no plano do conteúdo, a discussão de temas que, no fundo, acabam sempre especulando sobre a construção do significado da existência."
Ricardo Azevedo
Assim iniciamos mais um encontro do Gestar, com muito entusiasmo, apesar do acúmulo de tarefas escolares.
O TP6 unid 23 e 24 é muito rico e divertido no seu conteúdo.
Depois de lermos e discutirmos alguns pontos do TP assistimos os slides "Frases de Jornais"
e realizamos a atividade, onde os cursistas, em grupo, reescreveram o texto considerando as questões para a avaliação textual.
Trabalhamos com a ampliação de frases, coletivamente, onde deveríam acrescentar classes gramaticais, chamando a atenção para os conectores.
Divertimo-nos com os slides "Avisos paroquiais", onde os professores deveríam reescrevê-los
retirando a ambiguidade.
Fizemos uma análise oral dos vídeos " Chico Anísio - Mundo moderno", " Vida Maria", "Pleonasmo" e "Gladiador". Precisei passar duas vezes o Vida Maria, pois requereu uma observação maior para análise. Percebemos que muitas vezes, as gravuras falam bem mais que as palavras.
Os cursistas fizeram uma ótima reflexão sobre o Gladiador. Vimos a riqueza de mensagens ao observar as gravuras e as palavras, as quais trouxeram mais ãnimo, para continuarmos buscando uma melhor qualidade de ensino e de vida.
Trocamos ideias sobre os objetivos da Unidade 24. Fizemos uma reflexão sobre o ensino a literatura para os adolescentes, onde os professores colocaram que não veem problemas em trabalhar este tema e que a maioria dos alunos gosta de literatura.
Socializamos o "avançando na prática", onde a metade do grupo escolheu uma das unidades 21 e 22 e a outra metade as unidades 23 e 24.
Quase todos os alunos se envolveram nas atividades, das quais a maioria achou muito bom.Ao serem questionados, os alunos que não mostraram interesse, simplismente responderam que não tinham vontade de fazer as tarefas.
Como tinha solicitado que trouxessem o TP1, demos o início da análise do mesmo.
Analisamos os objetivos da unidade 01 sobre as variantes linguísticas: dialeto e registro.
A língua não se apresenta uniforme e única: ela apresenta variações, conforme os grupos que a usam.
Dialeto é uma variante da língua usada por um grupo com suas regularidades.
Os principais dialetos são: o etário, o geográfico, o de gênero, o social e o profissional. Nem um é melhor que o outro. Cada um cumpre suas funções comunicativas.
Temos também o idioleto que é um conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo como resultante do cruzamento de vários dialetos que constituem sua fala.
Ricardo Azevedo
Assim iniciamos mais um encontro do Gestar, com muito entusiasmo, apesar do acúmulo de tarefas escolares.
O TP6 unid 23 e 24 é muito rico e divertido no seu conteúdo.
Depois de lermos e discutirmos alguns pontos do TP assistimos os slides "Frases de Jornais"
e realizamos a atividade, onde os cursistas, em grupo, reescreveram o texto considerando as questões para a avaliação textual.
Trabalhamos com a ampliação de frases, coletivamente, onde deveríam acrescentar classes gramaticais, chamando a atenção para os conectores.
Divertimo-nos com os slides "Avisos paroquiais", onde os professores deveríam reescrevê-los
retirando a ambiguidade.
Fizemos uma análise oral dos vídeos " Chico Anísio - Mundo moderno", " Vida Maria", "Pleonasmo" e "Gladiador". Precisei passar duas vezes o Vida Maria, pois requereu uma observação maior para análise. Percebemos que muitas vezes, as gravuras falam bem mais que as palavras.
Os cursistas fizeram uma ótima reflexão sobre o Gladiador. Vimos a riqueza de mensagens ao observar as gravuras e as palavras, as quais trouxeram mais ãnimo, para continuarmos buscando uma melhor qualidade de ensino e de vida.
Trocamos ideias sobre os objetivos da Unidade 24. Fizemos uma reflexão sobre o ensino a literatura para os adolescentes, onde os professores colocaram que não veem problemas em trabalhar este tema e que a maioria dos alunos gosta de literatura.
Socializamos o "avançando na prática", onde a metade do grupo escolheu uma das unidades 21 e 22 e a outra metade as unidades 23 e 24.
Quase todos os alunos se envolveram nas atividades, das quais a maioria achou muito bom.Ao serem questionados, os alunos que não mostraram interesse, simplismente responderam que não tinham vontade de fazer as tarefas.
Como tinha solicitado que trouxessem o TP1, demos o início da análise do mesmo.
Analisamos os objetivos da unidade 01 sobre as variantes linguísticas: dialeto e registro.
A língua não se apresenta uniforme e única: ela apresenta variações, conforme os grupos que a usam.
Dialeto é uma variante da língua usada por um grupo com suas regularidades.
Os principais dialetos são: o etário, o geográfico, o de gênero, o social e o profissional. Nem um é melhor que o outro. Cada um cumpre suas funções comunicativas.
Temos também o idioleto que é um conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo como resultante do cruzamento de vários dialetos que constituem sua fala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário