quinta-feira, 18 de março de 2010

Relatório 14ª Oficina

"Se há uma " utilidade" da literatura na escola, muito mais que ensinar gramática e coisas assim, é a de possibilitar, no plano da expressão, o contato do leitor com uma linguagem expressiva, renovadora e poética, e, no plano do conteúdo, a discussão de temas que, no fundo, acabam sempre especulando sobre a construção do significado da existência."

Ricardo Azevedo

Assim iniciamos mais um encontro do Gestar, com muito entusiasmo, apesar do acúmulo de tarefas escolares.
O TP6 unid 23 e 24 é muito rico e divertido no seu conteúdo.
Depois de lermos e discutirmos alguns pontos do TP assistimos os slides "Frases de Jornais"
e realizamos a atividade, onde os cursistas, em grupo, reescreveram o texto considerando as questões para a avaliação textual.
Trabalhamos com a ampliação de frases, coletivamente, onde deveríam acrescentar classes gramaticais, chamando a atenção para os conectores.
Divertimo-nos com os slides "Avisos paroquiais", onde os professores deveríam reescrevê-los
retirando a ambiguidade.
Fizemos uma análise oral dos vídeos " Chico Anísio - Mundo moderno", " Vida Maria", "Pleonasmo" e "Gladiador". Precisei passar duas vezes o Vida Maria, pois requereu uma observação maior para análise. Percebemos que muitas vezes, as gravuras falam bem mais que as palavras.
Os cursistas fizeram uma ótima reflexão sobre o Gladiador. Vimos a riqueza de mensagens ao observar as gravuras e as palavras, as quais trouxeram mais ãnimo, para continuarmos buscando uma melhor qualidade de ensino e de vida.
Trocamos ideias sobre os objetivos da Unidade 24. Fizemos uma reflexão sobre o ensino a literatura para os adolescentes, onde os professores colocaram que não veem problemas em trabalhar este tema e que a maioria dos alunos gosta de literatura.
Socializamos o "avançando na prática", onde a metade do grupo escolheu uma das unidades 21 e 22 e a outra metade as unidades 23 e 24.
Quase todos os alunos se envolveram nas atividades, das quais a maioria achou muito bom.Ao serem questionados, os alunos que não mostraram interesse, simplismente responderam que não tinham vontade de fazer as tarefas.
Como tinha solicitado que trouxessem o TP1, demos o início da análise do mesmo.
Analisamos os objetivos da unidade 01 sobre as variantes linguísticas: dialeto e registro.
A língua não se apresenta uniforme e única: ela apresenta variações, conforme os grupos que a usam.
Dialeto é uma variante da língua usada por um grupo com suas regularidades.
Os principais dialetos são: o etário, o geográfico, o de gênero, o social e o profissional. Nem um é melhor que o outro. Cada um cumpre suas funções comunicativas.
Temos também o idioleto que é um conjunto de marcas pessoais da língua de cada indivíduo como resultante do cruzamento de vários dialetos que constituem sua fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário