terça-feira, 20 de abril de 2010

BIOGRAFIA

Meu nome é Maria Zeli da Silveira Dewes, nasci em 05 de Outubro de 1951 em Santo Antônio da Patrulha na nossa própria residência. Sempre fui uma criança alegre que gostava muito de fazer traquinagens e que desde  pequena aprendeu a dividir suas coisas.
Com sete anos fui para a primeira série numa escola ,na localidade de Herval.Aos nove anos nos mudamos para Porto Alegre e fui estudar no Grupo Escolar Argentina, na Rua Independência.
Foi aí que comecei a criar gosto pela leitura, pela cultura, pois íamos várias vezes no Teatro São Pedro assistir peças teatrais e concertos. Gostava muito da Escola.
Quando terminei o curso primário, fui cursar o ginásio e o normal rural na Escola Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Nova Bréscia, interna. No incío não gostava muito, mas aos poucos fui me acostumando.  Tudo que aparecia na frente eu lia, até os livros de coleções que as Irmãs achavam que só as de mais idade poderíam ler.
Pela manhã tínhamos aula do curso ginasial e à  tarde do normal.
Aos 18 anos, quando me formei e voltei para Porto Alegre o curso normal Rural foi extinto pelo governo. Para ter o segundo grau precisei estudar e fazer os exames das disciplinas do clássico. Fiz os exames e passei em todos, isso foi um alívio.
Aos 21 anos casei e fui morar em Passo Fundo. Queria fazer vestibular para Geografia, mas como na época só tinha Estudos Sociais acabei fazendo o vestibular para Letras na Universidade de Passo Fundo.
Tive ótimos professores e a que mais me marcou foi a Professora Tânia, que é a Coordenadora da Jornada  da Literatura desta cidade.
Atuei 25 anos lecionando na rede Estadual sempre em sala de aula.
Mudamos para Bom Princípio, fiz o concurso para lecionar e hoje atuo na Escola Municipal de Ensino Fundamental 12 de Maio e me sinto realizada com o que faço.
Sou Católica atuante e amo minha família, meu marido Senno que é formado em Administração de Empresa e está aposentado.Tenho três filhos: o Leandro, Engenheiro Civil casado com a Jóice que é Psicóloga. Eles tem uma linda menina chamada Valentina que é a minha princesinha. A Lisiane que não terminou os estudos por motivos de saúde e é solteira.E a Viviane ,Psicóloga, casada com o João, Administrador de Empresas. Eles tem um lindo menino chamado Lucas que é o meu principezinho. Pena que moram em Florianópolis, muito longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário