quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Relatório 10ª Oficina

Hoje nosso encontro foi mais voltado para o projeto. Lemos e debatemos sobre o texto "COM A MISSÃO DE FORMAR LEITORES" retirado da revista PÁTIO - Fev 2008. Esta reportagem nos mostra vários projetos que estão sendo desenvolvidos no Brasil sobre leitura. Foi muito enriquecedor. Surgiram idéias fantásticas. Assistimos um DVD da TV Escola - Salto para o futuro - sobre ALFABETIZAÇÃO/LEITURA/ESCRITA.
Para descontraír assistimos alguns slides sobre: ri melhor 1.
Os cursistas se reuniram por escola e trabalharam sobre o projeto. Pelo que pude observar eles estão sendo bem elaborados , pois há bastante conscientização e empenho dos professores para a realização dos mesmos.
Próximo encontro será na cidade de Feliz no dia 22/09/09 às 13:00hs

"Ninguém escreve para si, a não ser um monstro de orgulho. A gente escreve para ser amado, para atraír, para encantar."
Mário de Andrade

Relatório 9ª Oficina

"Ler pode tornar o homem perigosamente humano"
Guiomar de Grammont

Continuamos os nossos encontros com estudos para desenvolvermos o PROJETO. Inicialmente lemos e refletimos sobre a mensagem "Deus", pois nada somos e nada fazemos sem tê-lo conosco.
Na procura de um bom texto para aprofundar nossos conhecimentos encontrei na internet o texto "A LEITURA DOS JORNAIS NOS TORNA ESTÚPIDOS?" - Ruben Alves
Alguns cursistas disseram que leem mais para não ficarem por fora das notícias, outros que trabalham alguns textos, pois não podemos esquecer que a missão da imprensa é informar. Também concordamos que educar não é só informar, mas ensinar a pensar e muitos de nossos jornais não tem essa preocupação.
Analisamos os slides Chapeuzinho Vermelho sob a ótica dos diferentes meios de comunicação.Foi muito interessante, pois uma cursista, que trabalha o pró letramento já conhecia e apresentou outras versões que enriqueceram muito o nosso diálogo.
Trabalhamos também com os slides de Cátia "COMPREENSÃO LEITORA". Surgiram várias ideias sobre a prática da leitura em sala de aula e depois trabalhamos no projeto.

Relatório da 8º Oficina

[...]a atividade leitora apresenta todos os traços de uma produção silenciosa: flutuação através da página , metamorfose do texto pelo olho que viaja, improvisação e expectação de significados induzidos de certas palavras, intersecções de espaços escritos, dança efêmera.
[...]esta mutação torna o texto habitável,´ a maneira de um apartamento alugado.Ela transforma a propriedade do outro em lugar tomado de empréstimo, por alguns instantes por um passante.Os locatários efetuam uma mudança semelhante no apartamento que mobilizam com seus gestos e recordações[...]
Michel de Certeau

Hoje é um dia atípico porque estamos nos encontrando numa escola vazia, pois os alunos continuam em férias por causa da Gripe A.
É melancólico ver um grande prédio vazio, sem os seus atores principais, mas estamos aqui para mais um encontro. Decidimos continuar nos encontrando, mesmo que só poderemos aplicar as atividades com os alunos quando eles voltarem.
Iniciamos com slides da poesia de Magda Soares sobre LETRAMENTO, fazendo uma retrospectiva do TP4.
Como sempre, reclamamos da falta de tempo para fazermos um bom trabalho, fizemos o encontro centralizado no TEMPO.
A dinâmica constava de cartelas previamente preparadas em cartolinas, contendo frases sobre o TEMPO. Cada cartela foi dividida em duas partes e distribuidas entre os participantes, tendo o cuidado para que as frases/cartelas de fato se complentassem. Cada elemento devería procurar o complemento de sua frase, sentar e conversar durante cinco minutos sobre o conteúdo da cartela. Após voltar ao "grupão" e ouvir cada dupla abrindo para comentários adicionais. Foi uma análise bem interessante que o "tempo" é uma questão de saber administrá-lo.

FRASES
  1. Por que o tempo é tão implacável , roubando-nos as oportunidades se não fomos suficientemente rápidos para agarrá-las imediatamente.
  2. O valor da vida não está na duração dos dias, mas naquilo que fazemos com ele.
  3. Os conseravadores são pessimistas quanto ao futuro e otimistas quanto ao passado.
  4. Não posso refletir , nem ler, ando assoberbado - Não tenho tempo.
  5. Olhar o futuro é enxergar a consequência do presente.
  6. Quer fazer esquecer do tempo? AME.
Antes de trabalharmos o TP5 distribuí o texto "A leitura - fruição do texto". Depois debatemos e passamos os slides sobre a estilística. Analisamos as unidades 17 e 18 e realizamos as atividades 5,7 e 8 da seção 2, Unidade 17; 2 e 6 seção 1; 11 e 12 seção 2 da unidade 18.
Foi solicitado aos cursistas a aplicação do Avançando na Prática da página 93.
Formamos trios onde cada um recebeu um envelope com diversos tipos de textos para análise.Na socialização podemos perceber o estilo de cada um e observar a coerência e coesão.
Voltamos aos slides sobre as unidade 19 e 20.
Realizamos as atividades 5 da página 127. Foi solicitado que escolhessem um Avançando na Prática para aplicá-lo na sala de aula.
Trocamos idéias sobre o PROJETO e encerramos com a mensagem " Tempo certo".

Tempo certo

De nada adianta querer apressar as coisas
Tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto,
mas a natureza humana não é muito paciente.
Temos pressa em tudo
e aí acontecem os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca por
pura ansiedade de não aguardar.
Então alguém podería dizer:
Mas qual é esse tempo certo???
Bom, basta observar os sinais...
Quando alguma coisa está para
acontecer ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano,
enviarão sinais indicando o caminho.
Pode ser a palavra de um amigo,
um texto lido, uma observação qualquer;
mas com certeza, o sincronismo se
encarregará de colocar você no lugar certo,
na hora certa, no momento certo,
diante da situação ou da pessoa certa!!!
E talvez seja por isso que você esteja agora
lendo essas linhas...
Tente observar melhor o que está a sua volta.
Com certeza alguns desses sinais já estão por
perto,
e você nem os notou ainda.
Lembre-se que :
O universo sempre conspira a seu favor.
Quando você possui um objetivo claro e uma
disponobilidade de crescimento.

Paulo Coelho