quinta-feira, 16 de julho de 2009

RELATÓRIO 3ª OFICINA

Num dia muito frio, aqui no sul do País, retomamos os nossos trabalhos.Formamos três grupos e após distribuir uma cópia do texto "PROVA BRASIL EM DETALHES" da revista Nova Escola,mês de Maio 2009, dividi uma parte para cada grupo da seguinte maneira:
1°Trabalhar bem o texto
2°Avaliando a leitura
3°Trabalhar textos variados
Após leitura e discussão nos grupos os professores fizeram um relato e chegaram a várias conclusões, entre elas a importância do trabalho em conjunto.
Voltamos ao TP3 unidade 11. Verificamos os objetivos. Continuei passando os slides sobre a unidade e fomos para a atividade 3, onde divididos em 5 grupos, cada um deveria, a partir do poema "A PESCA", reescrevê-lo em : prosa narrativa, prosa descritiva, prosa injuntiva, prosa dissertativa argumentativa , prosa dissertativa expositiva.
Novamente me surpreendi com a qualidade dos trabalhos.Fizemos a socialização e fomos para o lanche.
Ao voltarmos assistimos ao vídeo "PLEONASMO".
Em grupo analisamos as atividades da unidade 12. Cada grupo ficou com uma seção. Fizemos a socialização e deixamos a parte teórica para o próximo encontro.

2ª OFICINA GESTAR II

Iniciei a 2ª oficina com o vídeo "O SABER E O SABOR" . Após fizemos uma reflexão. Alguns cursistas colocaram suas dificuldades e soluções frente aos problemas de alfabetização.Também contaram suas histórias com professores que os marcaram, tanto positivamente como negativamente. Neste encontro trabalhamos com o TP3 unidades 09 e 10, que os cursistas tinham lido, como tarefa de casa.
Fiz a exposição teórica sobre os gêneros e tipos textuais, através de slides e diálogos com os cursistas.
Ao terminar a unidade 09 dividi a turma em 05 grupos, onde cada um deveria produzir um texto com base nas referências do texto lido:
GR1-Vender a casa
GR2-Comprar a casa
GR3-Tentar tombar a casa
GR4-Roubar a casa
GR5- Alugar a casa
A socialização foi ótima. Os cursistas gostaram muito e as criações foram excelentes.
Depois do intervalo voltamos para a unidade 10. Assistimos aos outros slides, partilhamos e fizemos outra atividade tendo como referência o texto "TANGO", onde cada grupo deveria criar um texto com outro ritmo musical.
Novamente senti os cursistas muito engajados, animados e os trabalhos foram ótimos, pena que a digital não funcionou.
Na avaliação os professores disseram que estavam gostando muito, porque os encontros são bem dinâmicos e ficam bem curiosos para saberem o que irá acontecer no próximo. Alguns colocaram que não tinham vontade de fazer o curso, mas que agora estavam achando muito bom.
Como tema deverão ler a unidade 11 e desenvolver, com os alunos, o Avançando na Prática-Seção 1, para ser entregue em duas semanas.

1ª OFICINA INTRODUTÓRIA GESTAR II

No dia 18 de junho de 2009,nas dependências da Escola Fundamental 12 de Maio, às 19:00hs, aconteceu a abertura do Gestar II.Estavam presentes a Secretária Municipal de Bom Princípio, os formadores e os cursistas.
A Secretária incentivou os professores falando da importância do aperfeiçoamento dos mesmos numa formação continuada.Também colocou a disposição todo o material necessário.
Foi gratificante sabermos que temos o apoio das Secretárias tanto de Bom Princípio como de Feliz e Tupandi e das Direções das Escolas, que não mediram esforços para proporcionarmos os encontros do Gestar II.
A formadora de Feliz Luciane Bohn(Matemática) e eu Maria Zelli Dewes (Português) nos apresentamos,falamos da nossa alegria em podermos colaborar para termos uma educação mais consistente.
Entregamos o material e explicamos como o curso irá funcionar.Orientamos os cursistas sobre o seu desenvolvimento, a carga horária,os cadernos de teoria e prática-TPs e os cadernos de atividades de apoio e aprendizagem AAAs.
Passamos 16(dezesseis) slides sobre o Gestar II. À medida que íamos explicando os professores íam tirando suas dúvidas como: por que o certificados dos cursistas sería dado pela Secretária do Município e o dos Formadores por Brasília.
Falamos que o nosso cronograma tería encontros semanais devido a mudança do 2° Encontro dos formadores serem em Agosto e não em Setembro.
Pedi para os cursistas de Lingua Portuguesa lerem para o encontro do dia 26 de junho, as unidades 9 e 10 do TP3.
Terminamos assistindo ao vídeo "VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SE TORNAR ÁGUIA".Socializamos e nos despedimos.
Senti que os cursistas estavam esperançosos e, curiosos, mas com uma certa preocupação pela abrangência do curso e o tempo restrito.

ENCONTROS GESTAR II

18/06- Noite (Bom Princípio)
26/06- Manhã (Feliz)
01/07-Tarde (Bom Princípio)
09/07- Noite (Feliz)
14/07- Manhã (Bom Princípio)
18/07- Sábado (Bom Princípio)
20/07- Tarde (Feliz)
06/08- Noite (Bom Princípio)